domingo, 30 de junho de 2013

"....o São Marçal e as matracas"

Pretiando assim:

"...outra vez, não fui tomar benção para São Marçal  nem  aplaudir minha brincadeira preferida. Desde ontem, Dona Dor de cabeça e uma perna engessada deixa-me de castigo.
Mas, o eu de mim cativa no coração a alegria do meu povo negro deixando correr pelas veias o sangue-suor-dança-fé cultuadas em danças outrora das senzalas maranhenses. 
Ainda  hoje enfeitam as noitadas ao som de pandeirões, matracas (2 pedaços de madeiras, cultuação a lenda do pai Francisco e a dança do boi),  representada em festanças e estilos diversificados.
No agora 30 de junho, São Marçal  - o  padroeiro da  grande  festança, um dia que dura quase 48 horas de muitos som-diversão-homenagens diante da imagem enorme no Bairro do João Paulo  que fecha o comércio e abre para o desfile de várias brincadeiras.
De longe escuto os grupos que se reúnem para ir ao local das grandes fogueiras e festejos. Aqui do meu cantinho, controlando o querer e não poder acompanhar, resta-me aclamar o grande   amor por ti,  'Boi da  Maioba'   que  diz o tudo e o nada    de  muitos ontens  indagações como "se não existisse o sol. Como seria pra terra se aquecer?  Se não existisse o mar, como seria pra natureza  sobreviver? Se não existisse o luar, o mundo viveria na escuridão, mas como existe tudo isso meu povo, eu vou guarnecer meu batalhão de novo!! Ê boi rapaziada!!!! (Chagas) para entender outros hoje's  de alegria do meu mundinho infinitamente particular dando-me forças para esperançar  lindas manhas e manhãs do agora, pra já".
Irane Castro
São Luís - Maranhão
Domingo, 30-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley