quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

" Nasceu negro (a) és culpado..."

Pretiando assim:

Foto: "Será difícil entender  e aceitar que  a terra brasilis é um caldeirão  étnico? O que é preciso  para compreensão que o caráter da pessoa é  que mais vale?   Até quando essa onda racista vai assombrar a permanência   vexatória de cor da pele?  Que  ter nascido  negro (a) és culpado (a), por algo ou alguma coisa?  Porque  primeiro prendem, humilham e depois perguntam  quem é o individuo? Como o  DIREITO  de cidadão  pode ser  jogado no lixo, sem  direitos de defesa?  Tantos questionamentos sem  justificativas plausíveis  e perceptível   que a cada instante, aparece numa triste, cruel e massacrante  situação que fere almas, rasga o ser gente, acumula  preconceitos, destrói famílias,  aumenta a intolerância humana, sucinta injustiças e  envergonha o eu- tú-nós-todos os brasileiros,  mais uma vez - e, por mais anos-luz amém"
Irane Castro.
SL, 26/02/2014

" Fatos intoleráveis de engolir a seco, calada e  como coadjuvante de mais um ato preconcebido  da  raça pura. Sinto, dentro do eu de mim, o grito silenciado num palavreado ecoado em escrevinhamentos das dores minhas-alheias pela descendência negroide   atropelada  reclamo em letras, porque:
_  Será difícil entender e aceitar que  a terra brasilis é um caldeirão étnico?
_ O que é preciso para compreensão que o caráter da pessoa é que mais vale?
   _ Até quando essa onda racista vai assombrar a permanência vexatória de cor da pele? 
_ Que ter nascido negro (a) és culpado (a), por algo ou alguma coisa? 
_ Porque primeiro prendem, humilham e depois perguntam quem é o individuo?
_Como o DIREITO de cidadão pode ser jogado no lixo, sem direitos de defesa. 
Sinto  amargura, displicência  e visíveis barreiras erguidas em apartheid invisíveis e chocantes. A impossibilidade da definição de credibilidade da verdade de alguns que machucam muitos além da  excessiva cegueira  da justiça injusta  que nomeia culpabilidade por tudo e por nada.
Tantos questionamentos sem justificativas plausíveis e perceptível que a cada instante, aparece numa triste, cruel e massacrante situação que fere almas, rasga o ser gente, acumula preconceitos, destrói famílias, aumenta a intolerância humana, sucinta injustiças e envergonha o eu- tú-nós-todos os brasileiros, mais uma vez - e, por mais anos-luz amém"
Irane Castro.
SL, 26/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley