quarta-feira, 25 de julho de 2018

"...seja fragmentos de melhor vida, a cada dia!"

Pretiando assim:
"...seja fragmentos  de  melhor vida, a cada dia!"
Acadêmica: Irane Castro
Patrono: Ariano Suassuna.
Cadeira: Nº 12
Sarau homenagem ao Dia do Escritor!
Vim deixar minha homenagem ao dia do Escritor, aos Confrades e Confreiras da Aval e os demais do Brasil e mundo. Ainda, valorizar o dia da Mulher negra com  Maria Firmina dos Reis que é contida em ambas as datas comemorativas.
Seja fragmentos  de  melhor vida
 “…na Ilha do Maranhão.
11 de outubro de 1825.
Nasceu a grande menina
Maria Firmina dos Reis.

Filha do pai negro.
Escravo  João Pedro Esteves
E a mãe branca
Leonor Felipe dos Reis.

Com a distinta essência
Gerações, idéias e reflexões.
Em mistura da pele.
Molda espaço e tempo.

Convívio com  a tia.
Decisiva para a formação.
A  busca de conhecimento.
Pelo Povoado de Viamão.

Fruiu do primo materno.
Francisco Sotero dos Reis.
Vez poeta e jornalista.
Cuidado, apoio e participação.

Como chão no mar.
De 1847 a 1881.
Até sal viria doce.
Professora das primeiras letras.

Dia, mês e anos.
Escreveu o que passou.
Em 1859, publicou.
A sua principal obra.


Úrsula, relata a condição.
Como primeiro romance abolicionista.
A tal   tradição africana.
No seio  do brasileiro.

Vidra  a segregação racial.
Numa chuva de limitações.
E continuar aquela conversa.
Ontem ficou pra hoje.

Como uma bela flor
Negra, brasileira e forte.
Inverso, converso e reverso.
Dada leituras e escrita.

Combina pisar pelo universo.
O tom que encanta.
A hora de encontrar.
Sorriso quando chego ali.

E minh'alma cativa.
Fez ato de coragem.
Siga onde vão pés
Para ainda mover moinhos.

O olhar mirando caminho.
Leve todas cores  belas.
Assim vou  me guiando.
Amor, paz e respeito.

Dentro de cada gente.
Lindas, onde você está.
Afora o preservado universo.
Num construto de melhor vida.”
Irane Castro♡


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley