domingo, 18 de março de 2018

''...a noite nos leva para o amanhã de mais vida, a cada dia!''

Pretiando assim:
''...a  noite  nos leva  para o amanhã de mais vida, a cada dia!''
AVAL: Academia Virtual de Artes Literária.
Acadêmica: Irane Castro
Patrono: Ariano Suassuna.
Cadeira: Nº 12
A  noite  nos leva  para o amanhã de mais vida.
“... ah, São Luís do Maranhão cercada da vivacidade dos Rios Anil e Bacanga, imensidão da Baia de São Marcos, a junção do trio que sustém a mureta do Boqueirão, o nome do mar que  despeja a mistura de água (doce, salgada e da chuva), lá longe no Oceano Atlântico.
E aqui perto, escolha da ponte que se atravessa o Campo de Perizes para outras fronteiras ou pelo ar se ouve o canto do pássaro Sabiá, que o poeta Gonçalves Dias batizou-a de ‘Terra das Palmeiras’. Igualmente, moderna intitulada como a Jamaica Brasileira, homenagem ao Reggae da Ilha do Amor’ ou a dança da pedra, exemplo da grande riqueza cultural do lugar.
E dentre ‘causos’ dito que por onde se flor as palavras de Ferreira Gullar onde ‘a arte é uma coisa imprevisível, descoberta, invenção da vida’, tanto que similarmente muitas mãos descrevem que a cidade é cercada literalmente face colonial e moderna, lances permanências e mudanças, diversas situações-problemas por ruas, becos, ladeiras, avenidas e bairros. Além disso, o povo que chora pela perda de alguém, por algo que escorregou na lama (fome, desemprego, violência, etc) que atemoriza por toda parte e literalmente a chuva que molha pelos quatro cantos da cidade.
Inclusive não se sabe quando encela. Todavia, as palavras de Maria Aragão de semblante poética equivale o ‘germinar no coração (…) sonho a realidade que viverá conosco até o instante final’.
Assim por meio do agora, a incrível melodia do vento de paz, o cenário de FÉlicidade, a tempestade de amor, maresia de esperança e mergulho de recomeço que leva-nos por ondas de choro em alegria no dia-a-dia.
Além disso, vale afora caminhar o não desiste, vê o lado positivo, bendizer o reviver, estar incrível vai-e-volta da noite, depois a finita madrugada leva agente ainda, para segui o amanhecer num  novo e presente amanhã pelo universo de vida, com vida e pela vida – imediatamente em hoje’s!’’
Irane Castro.
Beco da Preta
São Luís-Maranhão-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley