sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Pretiando assim:Grupo Vivendo Criança.                                        Autora: Irane Castro.                                              País: Brasil.                                                               Postagem: 20.11.19.                                              A Consciência é uma peça real
 Ocasião de  Kaio Torres  Castro que,... 
É ação de seus antecedentes.
Atravessou chão do Maranhão.
É lição do menino.
Num círculo do agora.

Negros do   Continente África
Viviam em reinos pequenos
Pretos  no Continente América.
Moravam em grandes fazendas.

Os traficantes compravam eles.
Como trocado de ouro.
Na  vista do comércio 
Laçados no Navio Negreiro.

Diz, ainda não sei escrever que,...
De sol a sol 
Forçados a trabalhar até a morte.
De escuro a escuro 
Levados para espaço pequenos.

Vez  os donos batizavam
Tantos Jose’s  de roça.
Ora as donas apelidavam
Várias Maria’s de casa.

A cadeia da escravidão
Era a luta diária 
A prisão do escravo.
Bolada a qualquer instante 

O conto  legítimo que até assim como morriam, 
Corpos jogados no mar
De tal jeito respirando
Mente movida na terra
De tão modo mortal.

Os que ainda sobreviviam.
 A alimentação deles era péssima 
Os que ainda resistiam 
Por mais uma vez.

Por meio de desenho rabisca  que,...,
Ali quando dormiam sempre
Colocavam correntes nas mãos
Para não se ninar
Pés para evitar fuga.

Não podiam ter a própria religião
As mulheres negras trabalhavam nas fazendas 
Especialmente cozinhas e limpezas.  
Para alegrar as donas.

 Era muitas dificuldades 
Lá ao longe cicatrizes
 Que senhores de engenho
Acolá se acanhava castigo.
 
Nem salário nem férias
Fez revolta dos negros 
Com suor com medo 
Criou cicatrizes dos castigos 

O dito que estudei, ...
A revolta dos negros  
Bem comum nas fazendas
Que fugiam e ficavam 
No lugar chamado quilombo.

Pela pose da história
A identidade de orgulho 
Pelo passo de mudança
A assimilação das raças. 

Ensina pela terra Brasilis 
Que o Ser Humano
Deve ter o reverência
Por si, pelo outro.
A Consciência é uma peça real com distintas cores  que  pulsa respeito, agita dignidade e versa o presente  a todo segundo, momento e sempre".
Autor: Kaio  Torres Castro
Co-Autora: Irane Castro♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley