quarta-feira, 21 de novembro de 2018

"...ah. o cordão poético é dito de alguma coisa sempre a cada dia!"

Pretiando assim:
"...ah. o cordão poético é dito de alguma coisa sempre a cada dia!"
AVAL: Academia Virtual de Artes Literária.
Acadêmica: Irane Castro
Patrono: Ariano Suassuna.
Cadeira: Nº 12
Postagem de Oficial: 21.11.18
Tema: Livre
Minha singela homenagem a Literatura de Cordel do ontem ao agora.
O cordão poético é dito de alguma coisa sempre
“…a Literatura de Cordel.
Bela arte do cordelista.
Instala aro da mente
Na rima das palavras.

Lá da era Renascentista.
Bem dita no papel.
Cintilou em vários lugares.
A priori em Portugal.

Marinhou norte a sul.
Margens plácidas do Ipiranga.
Do ontem ao agora.
Arranjou  morada no Nordeste.

Há mestres há aprendiz.
Versa aprender e ensinar.
Quão traços de oralidade.
Estilo popular e local.

Fruí pela sua imaginação.
Prosa nas feiras poéticas.
Talha de vê realidade.
Seja  arte dos folhetos.

Ora vai e ora vem.
Como firme    trato cultural.
Explica  história da história.
De casos e causos.

Que circula o  expressar.
Opinião, animação  e bel-prazer.
Noticiar corpo e alma.
Simples, difícil e o contrário.  

Nos  livretos e barbantes.
Exemplar de Guimarães Rosa.
Vez singular vez plural.
Proeza em dito pensar.

Como fala Ariano Suassuna.
É  percepção do lugar.
Porções José’s e Maria’s.
Ergue cordão de idéias.

Como a Ilha encantada
São Luis do Maranhão.
Difundida no  Mercado Central.
Guia as diversas  bancas.

Tal essência tal habilidade.
Inverso, inverso e reverso.
Tão canto tão encanto.
Imensurável, definida e autêntica.

As sementes dessa cultura.
Sobrevém singular à  plural
Espalha, espelha e experiência.
O fruto de poemas.

Jeito de qualquer lugar.
Vê o lado bom.
Zueira em todo lugar.
Tem a era recitada.

Como 1 de Agosto.
Dia municipal de comemoração.
Oficial Sarau do Reviver – (Centro Histórico)
Na Praça Nauro Machado.

Onde  criador e a criação.
Sina impossível em possível
Boa via  de algo.
Alguém e alguma coisa

Que o próprio tempo.
Nacional para o Global.
Leva-o reverso Patrimônio Imaterial.
Presente por todo universo.”
Irane Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley