quarta-feira, 18 de abril de 2018

''...a leitura é caminho de infinito universo, a cada dia-a-dia!''

Pretiando assim:
''...a  leitura é caminho de infinito universo, a cada dia-a-dia!''
AVAL: Academia Virtual de Artes Literária.
 Acadêmica: Irane Castro
Patrono: Ariano Suassuna.
Cadeira: Nº 12
Desafio do Dia: 18.04.18
Homenagem ao  dia Livro Infantil,
A leitura é caminho de infinito universo
 ''... o dito  ontem dentre  tantas tripolias infantil – principalmente o Domingo/feriado de chuva, a grande disputa de irmãos, primos e vizinhos na  corrida de lama, lá no Sitio da Pedrinha Amarela  que não tinha TV,  energia elétrica, etc. Mas, a diversão intensa e o aguardo do   ‘era uma vez’ a chamada para estar sem  perdedores nem vencedores. Somente, a voz continua que dizia ‘é dessa vez’   que a leitura dá asas a imaginação por meio de  vários autores. No entanto,  o inicio da viagem pelo mundo de Monteiro Lobato, através do ‘ Sítio do Pica-pau Amarelo, similar a nossa realidade entre animais, plantas e personagens que a Tia-Fada-Madrinha Amélia, nossa Vovó Benta cedia o passaporte-leitura de agradável  roda  de conversas, detalhes de feliz viajante e dramatização  dos personagens (Rabicó, Emília, Narizinho,Tia Nastácia, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Saci, Cuca, Barnabé, Quindim e os demais) até acréscimo  de nomes conhecidos da Mata e apresentado na aula de Catecismo.
Após outros capítulos, novo jeitinho para semana seguinte, produzia festança de apaixonados por páginas num  gira pelo mundo infantil ou de adultos em  boas aventuras de palavras. De tal modo, meses e anos dentre tempo de permanência e mudanças o ensino-aprendizagem da leitura é voar dentro e afora da gente, por caminhos infinitos
E, no agora quer choro quer alegria numa permuta do conto que posso, decido, faço e quero por onde me flor ser o não desiste.
A vez É primeiro amar a si. Assim, no instante  espelha a paz, espalha a  alegria  e experiencia a esperança. Sobretudo, se  reescreve n’outra história com final a cada dia e n’outro recomeçar o caminho de FÉ-licidade do que e como creia. que mais uma vez, ainda, vale apenas viver o livro dia-a-dia!”
Irane Castro
Beco da Preta
São Luís-Maranhão- Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley