sábado, 2 de setembro de 2017

"...urubu não come folha por aí!"

Pretiando assim:
Palavra do dia: Urubu
“... desde  ontem negra, pobre firme, forte pela labuta e sustento da família.
Anda  de roupa bem colorida, colares, anéis chapéu e  um galho de arruda atrás da orelha para quebrar o mau­ olhado (a inveja).
Ainda de imparcial, definida fala que coloca o pingo nos is e  que por onde for ‘ninguém É melhor do que eu ‘. 
Virou jargão pela rua, bairro, cidade, estado e depois tema do seu primeiro DVD (aos 77 anos).
Aqui a noite da extraordinária Patativa -  mulher de 81 janeiros poetisa arretada, melodista primorosa, sambista de cabeça solta, corpo leve  e saudável. Que recita uma curta e precisa, que até parece  haicais da malandragem como a que diz ‘não tem outra escolha (...). Enquanto existir Jesus no céu, urubu não come folha’ que fechou o sarau.
15 minutos de aplausos  e  gracinhas.
A danadinha berra por demais. Parou....
A platéia de  rugido ‘ela é  geração ouro da cultura maranhense’.
Com a boca  debochada que é pronuncia ’vão embora.’
A galera em risos e risos.
Faz sinal e todos calam.
Proferi é o momento de ajuste  para o  inicio do  show com ‘a  Banda Meuxiri’’ (o grupo que comanda). Aguardem lá fora,
Em dez minutos na rua o início de pega fogo da festança. Ou  vaivém  por becos, ladeiras, bares, feiras e a cachaçada.
Tão incrível conto real que a rainha fez abertura do feriadão e  por aí prossegui no comando da festança sem hora pra acabar.
Aí meus pés IR_reverente  não tem pressa.
Mas, veio pra casa e a mão maluquete escrevinha que o alastrado nunca desiste restaura o galho se ame como é.
Dentro é  preciso estar d’alma leve e  coração alegria.
E fora o recomeço de livro dia por vez.
FLORida vivo ser feliz-  em hoje’s!”
Irane Castro
 Beco da Preta
São Luís_Maranhao_ Brasil
Desafio: 02.09.17


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley