quinta-feira, 10 de julho de 2014

"...o inferno à brasileira!"

Pretiando assim:


"...outra vez, não assisti o  jogo. Ocupei-me,  com um artigo sobre a vida e obra de Dante Alighieri. De repente, muito barulho, escutei xingamentos,  pessoas esmurrando as paredes, etc.
Liguei a TV,  meus olhos saltaram quando vi o placar de 0 x 5, mudei de canal  várias vezes, depois corri pra internet por não acreditar ,no que estava presenciando.
Não é novidade o meu não gostar de futebol. Jamais,  contra os jogadores que são  mera marionetes publicitária, em mãos dos grandes pilotos da falcatruas. Sei que nunca fui  a favor da dinheirama derramada. Arrepiei, silenciei com a triste queda do pão e circo a brasileira.
A minha imaginação comparou  os ciclos infernais dantescos  (Inferno, Purgatório e Paraíso) de forma contrária,  em 9 minutos, a partida chegou a humilhante fase de '7 gols e um funeral' como asseverou um  tabloide  argentino.
Afirmo que,  grande onda de destruição do lindo e inventivo Reino de Dilma-PT, País das maravilhas. numa lastimada realidade que  desembocou   rios de  lagrimas dos meus guris-netos, como de tantas,  outras crianças que não compreendem a derrota. Infelizmente, a propaganda enganosa e  destrutível  de 'TROFEU PRA ELES', e dona do troféu da 'copa das copas' do chão não levanta mais. 
Sempre  escrevinhei no 'Beco da Preta', discutíveis em sala de aula e entre outros que compartilhava minhas indagações  marcáveis  que  comentei, discuti, justifiquei, reivindiquei  para a NÃO REALIZAÇÃO  do torneio  futebolístico perante o NÃO INVESTIMENTOS  em educação, saúde,  tantas mais necessidades básicas, visíveis e esquecível por governantes em  nosso território.
Algumas pessoas não entendiam, não aceitavam  e brincavam que eu sou esquisita. Sou apenas consciente da falta de tudo, do preenchimento financeiro do nada aqui e ali. Indignada,  quando Zilhões de reais/dólares/euros  enriqueceu as quadrilhas oficiais/ clandestinas, aumentou  grandiosas  lavagem de dinheiro e  envolvimento de gente grande nessa roubalheira, a céu aberto.
Agora, cabe aos adultos   aprender a lição  e entender  que  também, contribuíram para a criação do   reino das maravilhas, um mundo encantado que  desmoronou não com as enchentes do sul nem com a queda do viaduto de Belo Horizonte, dentre tantas coisinhas aqui e ali. Mas, com o vento de honestidade, treino, estudo coletividade e objetivos  direcionadas  de um espaço real que  honra o lema de  sua seleção/país.
Um choque de realidade, para endeusados e endeusadores.
Foi uma corça bem dada,  gritantes berros, feridas  jamais cicatrizáveis por  simplesmente morreram,  pelo:
_ Exageramento de  ostentação;
_ Ausência de humildade;
_ Falta de   treinamento, estudo e qualificação.
Um olé sem  direcionamento.  Ironizada pela própria  soberba, aparvalhada por sequência de erros que  pontuou a hombridade alemã que  se compadeceram, seguraram a expurgação em público e aprazou  muitos inquerimentos, como:
_ Cadê o povo  que tinha esquecido o tudo?
_ Cadê, a população que aplaudia por nada?
_ Cadê, o patriotismo  verde/amarelo?
_ Cadê, o técnico dessa pelada de rua?
 Infelizmente,  uma nação  entristecida, termino das invencionices  e  parati para o aceitamento da inacreditável cena  de cala a boca. Também ,apreender com  a piada-realística  do século e não sepultar  o orgulho  da brasilidade.
Pra mim, nada mudou.
Experimentei  a  explosão d'outra situação-problema,   distinguida por quem não é consciente à quantas deficiências atravessas as terras brasilis. Do mesmo modo, ciente que resta-nos  ouvir esclarecimentos sem explicação, culpar alguém pelos erros,  não assumir o favoritismo de uns,   demasia de babações de outros e notadamente,   a não seriedade do futebol brasileiro.  Inda,  abranger que o pagamento do débito, consisti em acrescentamentos   para que eu-tu-nós-todos os cidadãos,  paguem o  prejuízo.
Pelo menos, o conjunto de falhas, de individualidade levou a derrota e não a mais uma culpa as estrelas, por ter comprado  a taça-campeão.
Como diz a frase anônima e explicativa do instante, que   'independente de  quem vença a copa. O importante é que EU CONTINUO LINDA', defensora de remexer nas permanências  em mudanças urgentes, racionais e praticas para que  os erros de tamanha humilhação, seja ponte pra entender, a quantas anda a ordem e progresso - a verdadeira vergonha nacional - e, que todos  lutem pelas necessidades básicas e, gritantes em terra brasilis.
Daqui a pouco, a dor passa. Amanhã é outro dia,  outra historia e outras vivências"
Irane Castro
Quarta-feira, 09.06.2014
"Hoje consegui escrevinhar  meus sentimentos, pós- partida. Sem coragem de retratar  algo não esperado, visível para os entendidos de futebol, inaceitável para o tudo bem,  apavorante para quem tem medo da real lavagem de roupa suja, temerosa da  reiniciada baderna em algumas partes  e, consciente de que o voto seja a ponte para a vitória de novos dias."
In: Quinta-feira, 10.07.2014
Beco da Preta
São Luís- Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley