terça-feira, 15 de outubro de 2013

"... pelejas rotineiras de fazer hoje's."

Pretiando assim:
"...aqui, nesse dia comemorativo maturando a  saudade, louvação,  copiação e propagação do encantamento das reminiscências professorais  incutidas como ações salvatórias dentro eu de mim, quando:
 _ Aprendi na infância a estrelar os meus dias  de menina triste-solitária-doentia a cada dia;
_ Recriei uma supermenina de alegrias que vivia o tempo de  novas historíolas, a cada dia;
Pintei silabas  escrevinhadas,  enfeitadas e acrescentadas de vontades de pelejar o meu mundinho  a cada dia;
_ Soletrei as  lições espelhadas no jeitinho de ensinar da minha Tia-madrinha-professora a cada dia;
__ Impeli o mundo mágico das letras, a cada dia;
 _ Apresentei o poder imaginário das leituras, sendo  descobridora infantil de  como-onde-porque-quando pelo conhecimento, a cada dia;
Parti  em viagens intermináveis da leitura num redesenhar do eu de mim em palavras, a cada dia; 
Pois,  todo ensinamento serviu de base para as ações de educadora que  sai a labutar novas maneiras de ensinar, cotidianamente.
Triste estou diante das dicotômicas situações do processo de ensino-aprendizagem e  da contínua  falta de respeito para com  a profissão.
Destarte, dói saber que professorar são pelejas rotineiras de fazer hoje's em  sonhos impossíveis  para vencer o destrato, a falta de recursos, a intensa  luta por salários dignos e reconhecimento profissional  em  anos luz amém.
Ah, já que as leis não fazem efeito nem tão pouco sentido, ainda penso numa formula fosse possível para deixar acontecer respeito e valoração ao educador em terra brasilis.
Por enquanto, a minha única alegria é que meus queridos crescem, seguem em frente e encontram caminhos de crescimento profissional. 
Ou aqueles que se perdem na procura de horizontes, salvo que um dia  achem alguém que lhes transforme o caminhar, como outrora fui beneficiada.
No agora as  muitas lembranças marcantes  dos ontens me faz pensar que a vida era  tão mais simples. Mas, continuo acreditando em outros amanhãs de possibilidades de recriar oportunidades de vivenciar premências em mudanças, imediatamente".
Irane Castro
Terça-feira,13-10-2013
São Luís- Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley