segunda-feira, 15 de outubro de 2012

{..} gosto de gostar de conjugar eu, tú, nós, alunos ´{...}

Pretiando assim:
Professor é todo dia. Um ato de guerrear por ensino, por sustento, por respeito, por uma valorização  profissional usarparda desde "os campos e nos antros, nas cavernas incalculáveis da memória, {...} povoadas de {...} de coisas, sem encontrar limites em parte alguma" (Umberto Eco)nessa  busca de  um direcionamento de ação-prática para educar  os  alunos. Também,  perceber que é uma tarefa  árdua, incompreendida, desvalorizada  dentre as tantas coisitas lidar com a invasão e derespeito da profissão, da  falta de entendimento por si e pelo outro que corroem as escolas, a própria irresponsabilidade de  alguns quem veste a camisa de professor, da falta de estrutura, de investimentos que somam às deficiências da gritante carência educacional do país. 
Neste equilibrio de  professorar,  diariamente tento torná-la gratificante, por   gostar daquilo que  faço, ser  irreverente, (re)inventar (re)criar meu ensinar e  suavizar as tarefas dilacerante desta  ação rotineira. Não sei se e nem  preocupo-me em ser o correto. Mas, que seja prazerosa  para os alunos-cobaias,  a professora –cientista maluca e a sala-de-aula  um eterno laboratório com conteúdos existentes marcados por constante e marcantes invenções mirabolantes e assim dividir, somar, multiplicar conhecimentos e ainda diminuir os erros para acertar numa nova experiência.
Foto: Professor é todo dia. um ato de   guerrear por ensino, por sustento, por respeito,  por valorização profissional e por tentar direcionar a ação de educar de seus alunos. 
Irane Castro.Sou feliz com ELES,  brigamos juntos, choramos juntos, eles e nós nos completamos, como  feijão e arroz” Já dizia a música Eduardo e Mônica de Renato Russo que traduz a minha lida com os alunos, os meus/minhas filhas que fui colecionando ao longo  da profissão, da alegria de vê-los hoje profissionais diversificados, alguns responsável por uma família  e escutando por seus filhos aquilo que outrora aprontavam, aqueles que são engajados em lutas  por ideias que discutíamos em sala, aqueles que hoje também tem uma sala de aula e sentem na pele a batalha desse  caminhar do educador e todos  os que encontro durante a semana que recepcionam-me primeiramente  a dizer " tú não falta, credo", "senti tua falta ontem  depois de uma folga legal no teu horário", "Tia-professora, tú me socorre com um conteúdo ou convence algum outro Teacher a  ajudar-me", "os mil recadinhos tipo pensa na minha situação com carinho, depois que não estudou-tirou nota baixa- encheu meu saco o tempo todo e quer uma ajudinha de nota", "os recadinhos do coração , mesmo quando esculacho pra valer", entre outos pormenores.
Isto tudo é que dar prazer em esticar  para 25,26,27...  horas diárias e inventar maluquices, superar cada raiva, descontentamento e pensar "amanhã vai ser melhor", ou ouvir os recados  de ex-alunos que  mandam um recadinho"aquela baixinha foi minha professora" , uma declarações de amor como essas de: Ester Moraes que nesse minuto levoume as lagrimas :"No inicio é dificil, mais aos poucos eles vão encontrando espaço em nossas vidas, e quando menos esperamos eles fazem parte do nosso dia a dia, e eles são tão maravilhosos que não conseguimos mais viver sem eles... imagine.... como seria nossa vida sem O PROFESSOR? aquelee que com tantoo cariinhoo nos ensiina as melhores coisas da viida, e nos preparam pra o futuro! Parabens meuu amoor pelo seu diiaaaa! ooown Irane Castro eu te amoo tantooo ' liiiiiiiiiindaaaaaa.
De colegas de profissão como:Lízia Adriane" Irane, eu sempre cito para os meninos, que você é a supra sumo da História. Obrigada por tudo. Inclusive pela sua sabedoria, que me atinge e me influencia todos os dias! Beijãoo .Da filinha Ana Carolina Diniz" {...} Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés... {...}.
Do  afilhado sem ser oficial, mas do coraçãoJoão Gabriel Martins: Parabéns pela excelente professora que você é. Feliz dia dos professores madrinha... ;-)

Ou simplesmente as palavras da Minha filha do coração Sonique Mota aprendi com minha mestra em deixar o mundo mais alegre: Irane Castro!!!Obrigada, tia Irane!!!!!
Por isso, sempre reafirmo que gosto de conjugar juntos o verbo professorar, fazer a minha parte, valorizar  o aluno, o ensino, a educação para historiar por ai
Irane Castro  (15.10.12)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley