segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A leitura proporcionou uma força para ser eternamente uma viajante do tempo/ espaço e cientista para encontar meios por mudanças reais.

Pretiando assim
Para uma guria curiosa pela vida, entre idas e vindas, muitas perguntas e quase nenhuma resposta para os zilhões de questionamentos que fervillhava diariamente na  mente e caia sem controle da boca, a  leitura foi uma tábua de salvação. Sem o  domino dos códigos,  o  mutismo infantil, a timidez protetora e fiéis amigos invisiveis foram mecanismos  para enfrentar um mundo que não compreendia e nem tão pouco se fazia entender pelos outros.
Nessas reminicências infantis, a leitura era prioridade para a Familia Castro que trabalhavam arduamente para que seus membros adquirissem conhecimentos, pois diziam que essa é uma herança administrada e rendia divendos intransferiveis.
Em momentos chego a pensar que os livros foi que me deram vida, vontade de seguir por toda a infância, enfrentar os monstos-reais, os problemas de uma família que lutava cotidianamente para sobreviver e /ou de luta árdua para o sustento de todos os filhos.
Nessa batalha de achar respostas, minha Tia-Madrinha-professora-parenta-vizinha-fada real  entra em cena   ao  adotar como filha e apresentar-me o 'mundo mágico dos livros',  o 'poder de leituras-poetizadas',da sonoridade melodiosa que conduzia a imaginação a grandes aventuras literárias.
Com esse apoio, rapidamente comecei a decifrar  letras, juntar as silabas e assim  ganhei o passaporte para o mundo da leitura que aos poucos foi direcionando a encontar caminhos, espaços, lugares, pessoas e acontecimentos  que deu sentido  e direção para  imaginário-real  de uma criança triste, solitária e sem saúde e aprendeu a encontar alegria e vontade de lutar por/e pela vida, viajando entre palavras - livros, desvendar o planeta em grandes leituras, a desbravar aventuras e manter conversaria com soberanos-escravos-guerreiros-mestres-cartolas,-mágicos-canastrões-realeza-plebe entre outros tantos, que enfeitaram os livros lidos e compartilhados na infância.
Entre tantas leituras, Monteiro Lobato foi marcantemente decisivo, principalmente com "Reinações de Narizinho" que deixou um estrago de curiosidade, de questionamentos naquele ser pequenina, temerosa do gigante MUNDO. Foi uma força para ser eternamente uma viajante do tempo/ espaço e cientista para encontar meios por mudanças reais além de fortalecer os caminhos da adolêscencia e suas fases de busca da individualidade, de ser dona da razão, criação de um mundo que pintava com cores bem vibrantes para disfarçar as dores da vida que muito cedo aprendeu a administar.
Irane Castro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley