Pretiando assim:
Agora encontro-me curtindo um cansaço gostoso, revendo fotos do lugar de revisitação da historica na cidade de Alcântara (MA) -, das marcas de uma passado visto em ruínas que embelezam o presente, dos causos reais vivenciados com minha galerinha do 2ºAno B/2012 que acrescentou um tijolo histórico no contexto do proceso-aprendizagem da escola/do alunado e ânimo no meu ato de professorar. Mesmo assim, as interrogações soltas na cachola precisam urgentemente de um aplicativo de restauração entre o abstrato e o concreto do meu cotidiano de forma urgentissima, pois preciso de antídoto que proteja-me contra a falta de ousadia dos OUTROS. Além de muita força de vontade para controlar minha língua, saber escutar e não revidar indiretas/deboches tais como "você é louca", "agora comprovei que tú é maluca", " Doida de pedra", "Tú queres aparecer" entre tantas alfinetadas jogadas/sopradas durante a semana. Não quero nem pretendo ser mais do que o outro (s).
Oh céus!!!! faço o que gosto, do jeito que sei fazer e assim vou por ai inventando/recriando a história do jeitinho maluquete de ser ou Histo-Irane eu SOU, brincando seriamente com o conteúdo para entender os fatos marcantes, resignificar a disciplina . Tento lutar diariamente para desmistificar a faceta de não utilitária/ museu/coisa sem valor e induzir ferramentas de compreensão de que Eu, Tú, Eles, Nós, Vós e Todos fazem parte dessa vivência da humanidade ora como personagem principal ora como coadjuvante numa história que vive em eterna ebulição, presente , real e concreta.
Claro que depende de como cada um, encara a vida e seu trabalho diariamente. Isso é individual, SOU assim, não vou e nem pretendo deixar de ensinar, com/ pelo prazer de professorar com gosto pelo novo, diferente e ousado. Pois, pratico do meu jeitinho irreverente de ser, de ver e lutar por um mundo melhor. Não vim para o mundo educacional para agradar ninguém, se torna relevante se ministro o conteúdo a contento do alunado, se estou a cumprir as regras e a metodologia empregada exponho no plano de aula, cabe a escola/instituição vetar ou não. Quanto aos outros preciso de companherismo, de apoio, de me doar, de ajudar,mas também aprendir em dura aprendizagem que cada um carrega sua carga e, a minha suavizo pelo gostar de gostar sobre o que desempenho diariamente em sala de aula-alunos-conteúdos.
Se o meu jeitinho é caso de incomodar/mexer com as estruturas de alguém desculpas é o que me resta a pedir antes de seguir meu caminho e continuar a tecer planos, reiventar e redescobrir um jeitinho novo para engolir as velhas e conhecidas histórias por aqui, ali e acolá por zilhões de vezes amém...
Sou e Professarei sempre assim. Gosto de gostar do meu laboratório (Sala de aula), dos meus cientistas -companheiros (alunos) e das reivenções (aulas). Não posso mudar a História. Mas, a maneira de reaprender a discuti-la posso e devo fazer sempre!!
Irane Castro
(26.08.12)
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Pretiando por ai...