sexta-feira, 29 de junho de 2012

".... tô Porra da Velhice Chegando!"

Pretiando assim
Sexta-feira, 29 de Junho, o mês está indo embora geeeeeeeeeente!!!
Aqui, na minha querida Ilha de São Luis do Maranhão o espaço das festas juninas em homenagem a São Pedro, comilança, dança e bumba-meu-boi pra todos os gostos está pegando fogo.
EU apenas escutando de longe as bombinhas, foguetes, o cheiro da fogueira queimando, o mingau de milho entrando por minhas narinas e a boca apenas salivando [dieta rigorosa].
Aiiiiii que vontade de chorar, não posso ir para rua, comer e dançar. Oh, céus tô de castigo, culpa da PVC (Porra da Velhice Chegando),que resolveu  fazer uma visitinha - ontem, uma queda na entrada da minha "humilde residência.",  trouxe um velho-novo probleminha (cair em 2009, 1 mês com a perna imobilizada, até hoje dores e fisioterapia me perseguem), cá estou com a mesma perna esquerda engessada, sem apoio (salto) para colocar o pé no chão e  ainda o apoio das amadinhas muletas.
Isso não impede de ir festejar.
Mas, ficar sentada o tempo todo é demais para minha pessoa. É preciso sentir o pulsar contagiante da brincadeira, ouvir o chamado das matracas, o ritmo da música do Boi da Maioba - MEU PREFERIDO [Se não existisse o Sol. Como seria pra Terra se aquecer? Se não existisse o mar. Como seria pra natureza sobreviver? Se não existisse o luar. O homem viveria na escuridão. Mas como existe tudo isso meu povo. Eu vou guarnicê meu batalhão de novo -  autor Chagas] entre tantas brincadeiras.
Impossivel ficar inerte ao balé correografado das indias e 
cablocos de pena, o chamado dos pandeirões, da umbigada/ pungá do tambor de crioula, do sabor do vinho/cachaça/cerveja que energiza os corpos na dança frenetica herdada dos meus antepassados africanos.
É realmente pulando como saci-pererê não dar para curtir os arraiás, nem tão pouco as guloseimas posso saborear, ainda tem essa bendita dor na perna que resolveu fazer plantão, mesmo depois de ingerir a medicação prescrita - analgésico, antiinflamatório, antiraiva, anticomida, antisono e outros antiiis que não quer me abndonar
O que acalenta-me o carinho de My careca, as  palavras, leitura,  livros  e quem sabe  daqui  uns quinze dias ainda posso pelo menos ver/ouvir o vale festejar São João Fora de epoca, na terrinha as brincadeiras juninas só encerram nas prévias de carnaval [Dezembro].
Viva São Pedro.
Irane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley