sexta-feira, 27 de abril de 2012

O ato de professorar

Pretiando assim
O ato de professorar me foi apresentado ainda na infância pela Tia-madrinha-Professora Amélia - de todos os irmãos, primos, coleguinhas do Bairro da zona Rural. Com sua voz cantada ensinou-me o caminhar, orientou-me na caminhada e apreciar o passeio entre letras, saborear as palavras/ parágrafos e degustar as páginas/livros, viajar pela história, dialogar com heróis/bandidos de contextos imaginá...veis/reais de Monteiro Lobato a tantos outros e, redesenhar os fatos passados/presentes com um novo olhar.
Hoje, como Professora da Disciplina História faço da sala de aula um laboratório real e cotidiano, em parceria aluno-professor onde se brinca-mexe-remexe com o conteúdo para seriamente apreender os fatos históricos; e assim, vamos construindo/ desconstruindo, fazendo/refazendo a minha-deles-nossa História. Nessa tentativa rotineira, vou oferecendo sabores/ viagens/saberes que a leitura harmoniza e alavanca a mudanças (intelectuais, sociais, econômicas, etc.) para alunos, familiares e colegas. Pois, a Educação, nessa perspectiva do ensinar, nos proporciona desarrumar o que se pode e, o que não se pode vamos juntos (des) inventando, trocando/aprendendo informações, alegrando/ enfeitando, investigando/experienciando as perguntas/ respostas para o conhecimento. Expandindo o OLHAR para a realidade aprendendo individualmente/coletivamente a buscar caminhos de ações de consciência do SER, TER e estar na/ e para a vida, por um MUNDO MELHOR.
Irane Castro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley