quarta-feira, 18 de abril de 2012

".. da imaginação ao bem real palavras!"

Pretiando assim:
18.04 - Dia do Livro Infantil
 Senhor Monteiro Lobato,


 [...]  aprendi que o livro e a leitura quando são apresentado desde a infância oferece  uma tomada de consciência própria e real.
Confirmo por  experiencia  que na minha lapidação intelectual, social, qualquer coisa assim, suas palavras, frases e histórias povoaram meu mundo imáginário primeiramente através da Tia/Madrinha Amélia que cedo ofereceu-me sua voz cantada/versada dos personagens/situações/ enigmas/resoluções  romanceadas  além de aulas reaias em sua casa-sitio que nas endiabradas invenções infantis experienciei juntamente a irmãos/primos/amigos/vizinhos, diariamente  "o mundo de Lobato".
Sabe, muito cedo, ELA me ensinou a   decodificar  as letras, viajar através de paragráfos- folhas- livros-escrita, e por seu intermédio passei a  incursionar por seus tesouros/livros  que disponibilizava com graça/gosto  nas rodas de leituras em sua residência  ou  mesmos experiencias de leituras/interpretação/discussão similares as cenas "da Vô Benta e seus netinhos ao redor de um grande livro, animais, lanche e a meninada.
Tanto que, na infância muito me perdi entre suas estantes, livros e leituras.E assim muito,  me encontrei pelo gosto e valor de um livro, por viagem /lugares, imaginação/realidade, situações/resoluções que a  leitura proporciona. 
Esse delirio acelerou na adolescência  diante da luta pela saúde e fiz da escrita e da leitura o meu refúgio,  solução e caminho que  para  enfrentar as situações-problemas e encontar uma saida para a vida de adulta.
Entre tantos personagens, às vezes ficava a pensar será que poderia  ser a "Emília" com tantas invenções/ por quês OU o Visconde de Sabugosa enterrado entre tantos livros e buscando uma formula para resolver teoricamente os problemas, Ou a  doce Narizinho que fazia das suas para valer suas ideias, Até mesmo o Pedrinho sem medo de enfrentrar o desconhecido mundo mágico dos livros.
 Oh, Monteiro , penso que posso ser a Vovó Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Rabicó , Zeca Tatu tantos outros que desfilaram por sua PENA e representa o povo brasileiro. Meu carissímo, das muitas lições que ensinaste-me  procuro/encontro hoje,  meu alento, grandes momentos de  aprendizado e isso direciona-me por caminhos de conhecimentos,  aponta-me a direção do saber/pesquisa, que utilizo como ferramenta  para lutar do jeito I... de ser - irreverente e maluquete -  expandindo  o OLHAR para a realidade aprendendo individualmente/coletivamente a buscar caminhos de ações de consciência do SER, TER e estar na/ e para a vida,  por um MUNDO MELHOR.
(Irane Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley