terça-feira, 24 de janeiro de 2012

História -criação, invenção e propagação em sala de aula

A  labuta diária  com alunos, cadernetas, horários e  conteúdos teve inicio na segundona (23.01.12). Para apimentar esses mimos, coloquei a caixola de invenções  para funcionar a mil por hora, no intuito de acrescentar uma roupagem nova a velha rotina. Para tanto, pesquisei e  marroquei dali, acolá, lá e aqui  por blogs, sites, revistas sobre músicas, poesias, charges e muito mais no intuito de fazer uma coisita básica e diferente na ação de diagnosticar a disciplina nas turmas de 1 ano (Ensino Médio) de 2012.
No ato de xeretar encontrei crônicas e dentre tantas, optei por "Tempo de luta e resistencia" de Andrea Lima (faz um passeio por diversas fases históricas) e "Memos e a história" de Jose Rodrigues ( comenta as repetições que se comete no dia a dia), um achado e tanto, no qual acrescentei o jeitinho próprio, irreverente e criativo e maluquete de I... - de sere desenvolver a pratica em sala de aula.
Na segunda parte da tarefa decidir por uma leitura compartilhada/equipe, escolher/relacionar uma palavra/frase com a HISTÓRIA (Disciplina),  o conteúdo de ambas as crônicas e a realidade deles (alunos). Os Termos foram abstraídos,discutidos e revistos (revolução, preconceito, esperança, cultura, regras ou a falta delas) além da descoberta e/ou  complementação dos MEMOS (palavra grega com vários significados e mais se aproxima da nossa compreensão é  REPETIÇÃO - fatos, histórias, causos, etc.) do momento:
    - Ai se eu te pego (Michel Teló): português, espanhol, inglês, libanês,     LIBRAS e BRAILE e muito que pode ainda aparecer. Ou que ele pode  ser sucesso de uma música só.....;
  - Luíza foi, voltou do Canadá e pode ir para a PQP
    --Menos Roseana Sarney, passando férias na França desde o final de 2011. A frase é imitação de Luíza foi ...,  feita pelo Deputados da Oposição maranhense em contestação a um fato é verídico em que  metade da cidade quatrocentona ou aniversariante iniciou o ano 2012 sem água (adutora Italuís com problemas);
_  O participante de Reality Show ficou conhecido pelo ato de estupro ao vivo - negado por ambos os participante adultos, bêbados, irresponsáveis mais famosos....;
_ A mulher grávida de quadrigêmeas absurdamente mentirosa, caloteira e famosa;
 _  O navio italiano que naufragou (segundo  alguns alunos no mesmo dia que marca a tragédia do TITANIC): o Capitão passando o sal na LOURAÇA esquece dos passageiros e entre tantas entrevistas, noticias e muitos mais, sai com essa das arábias que simplesmente "TROPEÇOU  E CAIU DIRETAMENTE NO BOTE SALVA VIDAS''..
Apresentou-se que lá entre os fatos históricos (passado,presente e no futuro) como  Alexandre - o grande, Robespierre, Napoleão,  Cabral,  Che, Hitler, Vargas, Lula, Sadam, Biladen, Obama, Dilma e muito mais têm pequenas historitas que são  comentadas,discutidas e  satirizadas em sala de aula e como elas apontam que HISTÓRIA é, foi e será SEMPRE UM  MEMO ou REPETIÇÃO.
Aiiiiiiiiii, aiiiiiiiiiii como a galera diz a "aula bombou", com risadas, participações, perguntas, acréscimos, dicas, etc.... E assim , o tempo, a luta e a resistência ao Novo - prédio, escola, professora, aula de HST e as temáticas foram aceitas nesse momento de transição. Que o mar de descobertas de MEMOS positivos e/ou negativos pelo Mundo, Brasil, Maranhão, São Luís e muito mais,  possa ser uma roupa nova ao velho MEMO da HISTÓRIA e próximos dessa galerosa que veio pra ficar.
Irane (24.01.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pretiando por ai...

Eu gosto do impossível,
tenho medo do provável,
dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade,
mas nem sempre tenho motivo.
Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.

Sou inconstante e talvez imprevisível.
Não gosto de rotina.

Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso,
e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
São poucas as pessoas pra quem eu me explico...

Bob Marley